ÁREA EXCLUSIVA PARA CLIENTES DOMICILIARES:
logotipo
X

Você sabia que a diferença entre o leite pasteurizado “tipo A”, “pasteurizado” e “longa vida” não está relacionada ao teor de gordura?

Ao contrário do que se pensa, o leite pasteurizado tipo A não possui teor de gordura maior do que o dos outros tipos de leite. Confira abaixo quais são as principais diferenças entre eles e acabe com este mito.

Principais diferenças entre o leite
pasteurizado “tipo a”, “pasteurizado” e “longa vida”:

Pasteurizado Tipo A
Ordenha:
Mecânica

Processo de Obtenção / Beneficiamento:
O leite segue por tubulações de aço inoxidável, diretamente da ordenha para o laticínio, onde a pasteurização, a homogeneização e o envase são realizados sem contato manual.

Aditivos:
Não permitidos

Pasteurizado
Ordenha:
Manual ou mecânica

Processo de Obtenção / Beneficiamento:
O leite é refrigerado na propriedade e transportado em tanques até o estabelecimento industrial onde será processado.

Aditivos:
Não permitidos

Longa Vida
Ordenha:
Manual ou mecânica

Processo de Obtenção / Beneficiamento:
O leite é submetido a uma temperatura de 130ºC a 150ºC por 2 a 4 segundos. Esse processo, denominado ultrapasteurização, ocasiona perdas maiores de nutrientes (ácido fólico, vitaminas B6 e C) do que a pasteurização. As perdas continuam ocorrendo durante o longo período de estocagem do leite longa vida. (Fonte: McCance and Widdowson's. The composition of foods, 1985)

Aditivos:
Permitida a adição de estabilizantes (especificados na Portaria nº 370, de 4/9/1997)

Leite Ordenha Processo de Obtenção / Beneficiamento Aditivos
Pasteurizado Tipo A Mecânica O leite segue por tubulações de aço inoxidável, diretamente da ordenha para o laticínio, onde a pasteurização, a homogeneização e o envase são realizados sem contato manual. Não permitidos
Pasteurizado Manual ou mecânica O leite é refrigerado na propriedade e transportado em tanques até o estabelecimento industrial onde será processado. Não permitidos
Longa Vida Manual ou mecânica O leite é submetido a uma temperatura de 130ºC a 150ºC por 2 a 4 segundos. Esse processo, denominado ultrapasteurização, ocasiona perdas maiores de nutrientes (ácido fólico, vitaminas B6 e C) do que a pasteurização. As perdas continuam ocorrendo durante o longo período de estocagem do leite longa vida. (Fonte: McCance and Widdowson's. The composition of foods, 1985) Permitida a adição de estabilizantes (especificados na Portaria nº 370, de 4/9/1997)

Conheça alguns mitos e verdades
sobre o consumo de leite e derivados:

Telefone

DELIVERY

Receba produtos fresquinhos, nutritivos e saudáveis em sua residência.
Preencha o seu cadastro ou ligue para nossa central de atendimento a clientes.

SAIBA MAIS