Rebanho

Rebanho


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



VACAS E NOVILHAS

Atualmente, o rebanho conta com aproximadamente 6.000 animais. Desses, 3.000 estão constantemente em lactação e produzem 75.000 litros de leite por dia. Os demais estão em fase de cria e recria.

Esse rebanho é composto de vacas holandesas de excelente genética, responsáveis por uma produção de 27.000.000 de litros de leite por ano.

topo

MATERNIDADE

Para o nascimento dos bezerros, a maternidade oferece um ambiente de máximo conforto, higiene e tranqüilidade, evitando o estresse e garantindo a sanidade dos animais.

As baias individuais da maternidade – ou “baias de parição” – são lavadas, desinfetadas e forradas com palha antes de cada parto.

Após o nascimento, para reforçar sua imunidade, os bezerros recebem uma mamadeira com colostro de alta qualidade, retirado de um banco de colostro. Após essa mamada, os animais recém-nascidos recebem o leite oferecido pela mãe.

As vacas recém-paridas também são submetidas à ordenha mecânica, porém o leite retirado nessa fase é pasteurizado e destinado somente à alimentação dos bezerros.

topo

BEZERREIRO

Doze horas após o parto, as bezerras são levadas para um box individual, onde ficam até 60 dias e recebem duas mamadas diárias e ração peletizada, fabricada na própria fazenda, com tudo que o animal precisa nessa fase da vida.

Nos boxes individuais, os animais recebem também um brinco de identificação com a data de nascimento, nome do pai e o número da mãe. Todas as informações referentes a cada animal, por toda a sua vida, ficarão armazenadas no computador. Isso facilita o controle veterinário e o acompanhamento diário.

Após 60 dias, as bezerras são desmamadas e já se alimentam com ração e feno, sendo então transferidas para os boxes coletivos.

Os animais ficam separados em diferentes baias, de acordo com a idade e o peso.

topo

SISTEMA FREE-STALL

A fazenda possui 13 galpões cobertos, cada um com cerca de 240 animais. Neles, as vacas e novilhas ficam separadas de acordo com a idade e a produção de leite.

As estruturas desses galpões chamam-se free-stall, termo inglês que significa “baia livre”. Nelas o animal fica livre para comer, caminhar, tomar sol e deitar.

O ambiente nesse confinamento também é muito calmo e higiênico. Detalhes como faixas de piso de borracha, cama de areia e pistas de alimentação visam ao conforto dos animais.

topo

APRIMORAMENTO GENÉTICO

Paralelamente a todo esse cuidado, um contingente de 2.000 animais meio sangue Simental / meio sangue Nelore recebe embriões já fecundados de novilhas holandesas, o que possibilita a reposição de animais e permite aprimorar geneticamente o rebanho.

Para garantir um resultado positivo, a Fazenda Bela Vista realiza o maior projeto brasileiro de aprimoramento genético em gado de leite, com 3.600 transferências de embriões por ano, volume inédito no país.

topo

ALIMENTAÇÃO

Para alimentar as 6.000 cabeças, são necessárias 140 toneladas de ração e volumoso por dia (silagem de milho, silagem de pré-secado de tifton, fenos de tifton, milho, farelos de soja, etc.).

Para produzir o volumoso, a fazenda dispõe de 1.200 hectares de plantação de milho e 160 hectares para produção de feno. A ração à base de milho moído é misturada à silagem, rica em proteína. Alguns ingredientes são adicionados a essa silagem, tais como caroço de algodão, polpa cítrica e minerais. Com isso, os animais recebem nas diferentes fases da vida o reforço necessário para crescerem fortes e saudáveis.

No caso do rebanho em lactação, a dieta não sofre nenhuma alteração ao longo do ano, para garantir que o leite tenha sempre o mesmo sabor – sabor de qualidade!

topo

-