A Empresa

Empresa

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



O COMEÇO

A história da Fazenda Bela Vista teve início em 1960 quando a Fazenda São José, com 1.400 hectares, localizada nos municípios de Tapiratiba e Guaxupé, divisa de São Paulo com Minas Gerais, começou a produzir leite.

No início, toda a produção era voltada para o leite tipo B, e em poucos anos a Fazenda São José já era responsável pelo fornecimento de grande parte do leite consumido na região.

Em 1970, apenas dez anos depois, o rebanho da Fazenda São José já contava com 1.000 animais em lactação. Ainda assim, era preciso inovar e mudar os processos para continuar evoluindo. Mas como fazer isso?

Em 1980, depois de pesquisas realizadas nos Estados Unidos, no México e na Europa, a Fazenda São José adotou o sistema free-stall, originário da Califórnia, pelo qual vacas e novilhas ficam confinadas em amplos galpões cobertos e com detalhes que facilitam o manejo e proporcionam conforto aos animais, como faixas de piso de borracha, cama de areia e pistas de alimentação.

Quatro anos depois, em 1984, começou a construção do complexo produtivo da Fazenda São José, e em 1987 entrou em operação o maior e mais avançado centro de produção de leite tipo A do Brasil: o Leite Fazenda Bela Vista.

topo


CUIDADOS AMBIENTAIS

Na fazenda, existe um enorme cuidado com a questão ambiental e, com o objetivo de não agredir o meio ambiente, diversos processos são adotados.

Um exemplar sistema de tratamento de água permite o seu total reaproveitamento. Aqui, a água utilizada na limpeza dos pisos dos galpões segue para tanques de decantação. Os resíduos sólidos vão para a compostagem orgânica e a parte líquida é reutilizada para nova lavagem dos galpões. Após tratamento anaeróbico, o excedente de resíduos líquidos é empregado na ferti-irrigação.

Outro grande passo que visa à redução de emissão de poluentes no meio ambiente é o projeto de construção de biodigestores, que permitirão diminuir a emissão de gás metano na atmosfera. Esse gás é produzido no processo de tratamento dos efluentes e é 20 vezes mais poluente que o CO2 obtido na queima de gás.

Mais uma medida ecologicamente correta é a produção das embalagens de alguns dos nossos produtos. O material utilizado na confecção é 100% reciclável e, depois de utilizado, pode ser totalmente reaproveitado pelas indústrias de reciclagem.

topo

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Além de adotar medidas que revelam sua preocupação ambiental, a empresa desenvolve um importante trabalho social, por meio da doação diária de leite a entidades diversas (creches, asilos, hospitais e Apaes) em Tapiratiba (SP) e Guaxupé (MG), bem como a construção e reforma de escolas, igrejas e entidades assistenciais.

A empresa também construiu e mantém uma creche para 120 crianças de 0 a 6 anos, residentes na periferia de Guaxupé, cujas mães são diaristas.

Trabalhando pela inclusão social, desenvolvemos ainda um projeto de prática de judô, que atende a um grupo de aproximadamente 120 crianças de 7 a 14 anos.

topo

-